FW: [fonaids] Seleção de Consultores - gênero e diversidade sexual. Por favor, divulguem - TERMO DE REFERÊNCIA Nº 3073 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA
To: abglteducacao@yahoogrupos.com.br; forumgds@googlegroups.com; fonaids@yahoogrupos.com.br
CC: ungass_brasil@yahoogrupos.com.br; abgltafiliadas@yahoogrupos.com.br; aliancanacionallgbt@yahoogrupos.com.br
From: tonireisctba@gmail.com
Date: Mon, 14 Apr 2014 14:04:51 -0300
Subject: [fonaids] Seleção de Consultores - gênero e diversidade sexual. Por favor, divulguem - TERMO DE REFERÊNCIA Nº 3073 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA
                              
        
  
  
  
  
  
  
  
-- 
                                                      
        
                     Para   divulgação
  ----- Original Message -----   
  From: Alexandre Bortolini 
    Sent: Monday, April 14, 2014 9:52 AM
  Subject: [abglteducacao] OEI/MEC Seleção de Consultores
Prezadxs,
  a OEI está selecionando consultor para trabalhar articulado à   Coordenação-Geral de Direitos Humanos do Ministério da Educação (SECADI/MEC) nas   áreas de formação continuada em direitos humanos, gênero e diversidade   sexual. Por favor, divulguem.
  Edital
    Termo de Referência
    Página OEI
    Alexandre Bortolini
  Universidade Federal do Rio de Janeiro
  Ministério da Educação
  (61) 2022-9202
Impresso por: Consulta Seleção de Consultores - oei.org.br
  Data da impressão: 14/04/2014 - 13:57:27
  SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI 
  TERMO DE REFERÊNCIA Nº 3073 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA   FÍSICA
  PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº 055/2014
  CONSULTOR POR PRODUTO
  DATA DE CRIAÇÃO: 09/04/2014
  1. PROJETO
  Fortalecimento da Capacidade Institucional da Diretoria de   Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania –
  Deidhuc/Secad/MEC, em seus Processos de Gestão, Planejamento e   Melhoramento das Ações de Educação
  Integral e Integrada, Ambiental, em Direitos Humanos e em   Educação e Saúde
  2. ENQUADRAMENTO
  2.1 RESULTADOS
  Resultado 1.1 - Estudos programados e realizados sobre concepções   e princípios metodológicos constituintes de
  referenciais contemporâneos de educação para a diversidade e   inclusão, de educação ambiental e de educação em
  direitos humanos. 
  Resultado 2.2 - Materiais de referência, didático-pedagógicos e   paradidáticos e novas metodologias educacionais
  formuladas para apoio ao desenvolvimento de atividades   pedagógicas de educação para a diversidade e inclusão, de
  educação ambiental e de educação em direitos humanos. 
  Resultado 3.1 - Programa de formação continuada aprimorado e   atualizado, incluindo as temáticas relacionadas à
  diversidade, inclusão e educação ambiental/direitos humanos para   o atendimento aos profissionais de educação das
  escolas da rede pública.
  2.2 ATIVIDADES
  Atividade 1.1.2 - Realizar estudos sobre concepções e princípios   metodológicos aplicados à organização pedagógica da
  educação para a diversidade e inclusão, de educação ambiental e   de educação em direitos humanos. 
  Atividade 1.1.3 - Desenvolver estudos e pesquisas para subsidiar   a formulação de propostas de açoes intra e
  intersetoriais para o fortalecimento da implementação da política   de educação para a diversidade e inclusão, de educação
  ambiental e de educação em direitos humanos. 
  Atividade 2.2.6 - Identificar e analisar materiais de referência,   didático pedagógicos e paradidáticos utilizados que
  contemplem as áreas de educação para a diversidade e inclusão, de   educação ambiental e de educação em direitos
  humanos. 
  Atividade 2.2.7 - Identificar e analisar novas metodologias   educacionais que contemplem as áreas de educação para
  a diversidade e inclusão, de educação ambiental e de educação em   direitos humanos. 
  Atividade 3.1.7 - Realizar estudos sobre o desenvolvimento de   cursos de formação continuada nas temáticas de
  educação para a diversidade e inclusão, de educação ambiental e   de educação em direitos humanos da Rede Nacional
  de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, a   fim de subsidiar os processos de avaliação.
  3. JUSTIFICATIVA
  O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é a principal   estratégia do Ministério da Educação para produzir
  uma educação básica de qualidade. Para alcançar os objetivos de   melhoramento da qualidade da educação no país,
  há indicação evidente da importância da valorização das temáticas   de direitos humanos nos documentos que
  sucedem as discussões sobre os rumos da educação no Brasil. No   Plano Nacional de Educação – PNE 2010-
  2020,Projeto de Lei Complementar nº 103/2012 em tramitação no   Congresso Nacional, temos como diretriz a
  "promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos e à   sustentabilidade socioambiental". Dessa forma, as
  temáticas relativas à promoção e defesa dos direitos humanos   estão intrinsecamente relacionadas a valores e
  saberes que devem ser difundidos nos sistemas de ensino   responsáveis pela oferta de Educação Básica. Além
  disso, é importante frisar que a promoção da educação em direitos   humanos na Educação Básica envolve a
  disseminação junto aos sistemas de ensino da Resolução CP/CNE   n°1/2012 que institui as Diretrizes Nacionais para
  a Educação em Direitos Humanos. 
  Dentre os temas abarcados pela educação em direitos humanos, as   questões de gênero e diversidade sexual
  guardam ainda muitos desafios. São inúmeros os estudos que   evidenciam as desigualdades de gênero que
  marcam a educação brasileira. Pesquisas e levantamentos   realizados apontam também desafios na garantia do
  direito à educação de qualidade, ao acesso e permanência na   educação básica e superior da população LGBT
  (Pesquisa Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar   (FIPE/USP/INEP/SECADI, 2009), Pesquisa Nacional
  de Saúde do Escolar (IBGE, 2012), Pesquisa Convivência e   Violência nas Escolas Brasileiras (Flacso/OEI,
  2012), entre outras). Por isso se faz fundamental investir em   ações que tragam subsídios técnicos para a
  formulação, avaliação e aperfeiçoamento de políticas que visem a   superação do machismo e da desigualdade de
  gênero, a garantia do direito à educação de qualidade, ao acesso   e permanência na educação básica e superior
  Página 1 / 5
da população LGBT; a promoção do respeito e do reconhecimento da   diversidade de orientação sexual e de
  identidade de gênero nos sistemas educacionais e o enfrentamento   das diversas formas de preconceito,
  discriminação e violência. 
  Um dos mecanismos mais importantes nesse sentido é a formação   continuada de profissionais de educação. O
  Ministério da Educação financia e acompanha a realização de   cursos de formação continuada de profissionais da
  educação básica nos níveis extensão, aperfeiçoamento e   especialização, ofertados por Instituições Públicas de
  Ensino Superior, voltados para a promoção dos direitos humanos.   Nesse momento se faz fundamental consolidar
  indicadores quantitativos e qualitativos que permitam um   monitoramento e avaliação mais eficientes destas ações. 
  4. OBJETIVO DA CONTRATAÇÃO
  Consultoria especializada, na modalidade produto, para o   desenvolvimento de subsídios que auxiliem a construção
  de indicadores qualitativos e quantitativos para as ações de   formação continuada, a inserção de temas relevantes na
  formação em direitos humanos e o mapeamento de desigualdades de   gênero na educação. 
  5. ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DOS SERVIÇOS A SEREM REALIZADOS
  5.1 Especificação (Consultor 1: Formação em Educação em Direitos   Humanos)
  ATIVIDADES PARA ELABORAÇÃO DO PRODUTO 1: 
  Realizar pesquisa bibliográfica que aponte as principais   referências teóricas sobre o tema. 
  Levantar materiais e publicações na área temática direitos da   pessoa idosa que possam subsidiar o trabalho
  desta temática nos referidos cursos. 
  Analisar os currículos dos cursos de formação continuada atuais e   acompanhados pela CGDH, com foco nas
  possibilidades de inserção da temática. 
  ATIVIDADES PARA ELABORAÇÃO DO PRODUTO 2 
  Realizar pesquisa bibliográfica que aponte as principais   referências teóricas no tema. 
  Levantar os materiais e publicações nesta área temática que   possam subsidiar o trabalho nos referidos cursos. 
  Analisar os currículos dos cursos de formação continuada atuais   acompanhados pela CGDH, com foco nas
  possibilidades de inserção da temática. 
  ATIVIDADES PARA ELABORAÇÃO DO PRODUTO 3 
  Realizar pesquisa bibliográfica que aponte as principais   referências teóricas no tema. 
  Levantar os materiais e publicações nesta área temática que   possam subsidiar o trabalho desta temática nos
  referidos cursos. 
  Analisar os currículos dos cursos de formação continuada hoje   acompanhados pela CGDH, com foco nas
  possibilidades de inserção da temática. 
  5.2 Especificação (Consultor 2: Gênero, diversidade sexual e   desigualdades na educação)
  ATIVIDADES PARA ELABORAÇÃO DO PRODUTO 1 
  Coletar dados sobre a escolarização de travestis e transexuais no   Brasil. 
  Analisar o processo de disseminação do reconhecimento do uso do   nome social nos sistemas e instituições de
  ensino. 
  Identificar as possibilidades de articulação de programas e   políticas já em curso no Ministério da Educação com
  a promoção da escolarização e profissionalização de travestis e   transexuais. 
  ATIVIDADES PARA ELABORAÇÃO DO PRODUTO 2 
  Levantar materiais produzidos no âmbito dos editais SECAD/MEC Nº   01, de 16 de Abril de 2008, Nº 06
  SECAD/MEC, de 1º de Abril de 2009 E Nº 28 SECAD/MEC, de 23 de   Novembro de 2009, bem como de dados
  sobre sua distribuição. 
  Sistematizar, classificar e analisar os materiais, indicando a   aplicabilidade na educação básica, superior,
  profissional e na formação de profissionais de educação. 
  ATIVIDADES PARA ELABORAÇÃO DO PRODUTO 3 
  Levantar as experiências inscritas e classificadas nos prêmios   Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero,
  promovido pelo Ministério da Educação e a Secretaria de Políticas   para Mulheres e no Prêmio Educando para
  o Respeito à Diversidade Sexual, nos últimos 3 anos. 
  Analisar as referidas experiências, tendo como foco sua   contribuição pedagógica e condições de replicabilidade e
  incorporação curricular. 
  ATIVIDADES PARA ELABORAÇÃO DO PRODUTO 4. 
  Realizar levantamento sobre registros de atividades desenvolvidas   no âmbito dos cursos de formação continuada
  acompanhados pela Coordenação Geral de Direitos Humanos no âmbito   da Rede Nacional de Formação
  Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica   Pública, ofertados e concluídos entre 2012 e
  2014. 
  Analisar as atividades desenvolvidas, avaliando alcance,   metodologia e impacto no processo de aprendizagem
  do cursista. 
  Analisar a possibilidade de incorporação destas à metodologia de   ensino dos referidos cursos de formação. 
  6. REQUISITOS MÍNIMOS DE QUALIFICAÇÃO
  Página 2 / 5
A. Formação Acadêmica
  A.1 Formação acadêmica (Consultor 1: Formação em Educação em   Direitos Humanos)
  Curso superior completo na área de Ciências Humanas ou Sociais,   devidamente reconhecido pelo Ministério da
  Educação. 
  Curso de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado)   concluído na área de Ciências Humanas ou
  Sociais, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.   
  A.2 Formação acadêmica (Consultor 2: Gênero, diversidade sexual e   desigualdades na educação)
  Curso superior completo na área de Ciências Humanas ou Sociais,   devidamente reconhecido pelo Ministério da
  Educação. 
  Curso de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado)   concluído na área de Ciências Humanas ou
  Sociais, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.   
  B. Exigências Específicas
  B.1 Exigências específicas (Consultor 1: Formação em Educação em   Direitos Humanos)
  Experiência profissional: 
  Experiência mínima comprovada de 02 (dois) anos na elaboração ou   execução de projetos educacionais e/ou sociais
  relativos à educação em direitos humanos e/ou gênero e   diversidade sexual. 
  Experiência Desejável: 
  Participação em equipe de coordenação de projetos na área de   direitos humanos e/ou gênero e diversidade sexual
  com atuação no campo da educação; 
  Experiência no acompanhamento e implementação de políticas   públicas na área de educação e/ou direitos
  humanos na esfera federal; 
  Participação em projeto de pesquisa na área de educação em   direitos humanos e/ou gênero e diversidade sexual; 
  Publicação de artigo em periódico acadêmico com temática ligada a   educação em direitos humanos e/ou gênero e
  diversidade sexual na educação; 
  Disponibilidade para viagens. 
  B.2 Exigências específicas (Consultor 2: Gênero, diversidade   sexual e desigualdades na educação)
  Experiência profissional: 
  Experiência mínima comprovada de 02 (dois) anos na elaboração ou   execução de projetos educacionais e/ou sociais
  relativos à educação em direitos humanos e/ou gênero e   diversidade sexual. 
  Experiência Desejável: 
  Participação em equipe de coordenação de projetos na área de   direitos humanos e/ou gênero e diversidade sexual
  com atuação no campo da educação; 
  Experiência no acompanhamento e implementação de políticas   públicas na área de educação e/ou direitos
  humanos na esfera federal; 
  Participação em projeto de pesquisa na área de educação em   direitos humanos e/ou gênero e diversidade sexual; 
  Publicação de artigo em periódico acadêmico com temática ligada a   educação em direitos humanos e/ou gênero e
  diversidade sexual na educação; 
  Disponibilidade para viagens. 
  7. PRODUTOS OU RESULTADOS PREVISTOS
  7.1 Produtos (Consultor 1: Formação em Educação em Direitos   Humanos)
  Qtd. Parcelas: 4
  ENQUADRA
  MENTO
  DESCRIÇÃO DA PARCELA
  VALOR DA
  PARCELA
  PRAZO DE
  ENTREGA
  1.1.2; 1.1.3
  Documento técnico contendo estudos para subsidiar a inserção da   temática da
  promoção dos direitos da pessoa idosa nos cursos de formação   continuada,
  acompanhados pela Coordenação Geral de Direitos Humanos, no   âmbito da Rede
  Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério   da Educação
  Básica Pública. 
  R$ 22,000.00
  45 dias após a
  assinatura do
  contrato
  2.2.6
  Documento técnico contendo estudos para subsidiar a inserção da   temática do
  direito ensino das ditaduras e direito à memória e à verdade nos   cursos de formação
  continuada, acompanhados pela Coordenação Geral de Direitos   Humanos, no
  âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais   do Magistério
  da Educação Básica Pública.
  R$ 21,000.00
  140 dias após a
  assinatura do
  contrato
  2.2.7
  Documento técnico contendo estudos para subsidiar a inserção da   temática da
  educação da população em situação de rua nos cursos de formação   continuada,
  acompanhados pela Coordenação Geral de Direitos Humanos, no   âmbito da Rede
  Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério   da Educação
  Básica Pública.
  R$ 21,500.00
  210 dias após a
  assinatura do
  contrato
  Página 3 / 5
ENQUADRA
  MENTO
  DESCRIÇÃO DA PARCELA
  VALOR DA
  PARCELA
  PRAZO DE
  ENTREGA
  3.1.7
  Documento técnico contendo estudos para subsidiar a inserção da   temática do
  tráfico de pessoas nos cursos de formação continuada,   acompanhados pela
  Coordenação Geral de Direitos Humanos, no âmbito da Rede Nacional   de Formação
  Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica   Pública.
  R$ 20,500.00
  270 dias após a
  assinatura do
  contrato
  7.2 Produtos (Consultor 2: Gênero, diversidade sexual e   desigualdades na educação)
  Qtd. Parcelas: 4
  ENQUADRA
  MENTO
  DESCRIÇÃO DA PARCELA
  VALOR DA
  PARCELA
  PRAZO DE
  ENTREGA
  1.1.2; 1.1.3
  Documento técnico contendo diagnóstico da situação educacional de   travestis e
  transexuais, apontando possibilidades de ações articuladas junto   a programas do
  Ministério da Educação e aos sistemas de ensino voltados à   formação básica,
  profissional e superior.
  R$ 20,000.00
  45 dias após a
  assinatura do
  contrato
  2.2.6
  Documento técnico contendo estudo analítico dos materiais   didáticos sobre
  diversidade sexual e de gênero produzidos no âmbito dos editais   SECAD/MEC
  Nº 01, de 16 de Abril de 2008, Nº 06 SECAD/MEC, de 1º de Abril de   2009 E Nº
  28 SECAD/MEC, de 23 de Novembro de 2009, incluindo análise quanto   à
  aplicabilidade na educação básica, superior, profissional e na   formação de
  profissionais de educação.
  R$ 21,000.00
  140 dias após a
  assinatura do
  contrato
  2.2.7
  Documento técnico contendo estudo das experiências exitosas na   promoção de
  uma educação não sexista, a partir das experiências classificadas   nas edições do
  Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, promovido pelo   Ministério da
  Educação e a Secretaria de Políticas para Mulheres e no Prêmio   Educando para
  o Respeito à Diversidade Sexual.
  R$ 21,500.00
  210 dias após a
  assinatura do
  contrato
  3.1.7
  Documento técnico contendo estudo das atividades pedagógicas   desenvolvidas
  por profissionais de educação em escolas de educação básica   relacionadas aos
  cursos de formação continuada acompanhados pela Coordenação Geral   de Direitos
  Humanos no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada dos   Profissionais
  do Magistério da Educação Básica Pública, ofertados e concluídos   entre 2012 e
  2014, incluindo avaliação quanto a alcance, metodologia e impacto   no processo
  de aprendizagem do cursista, bem como a possibilidade de   incorporação destas à
  metodologia de ensino dos referidos cursos de formação.
  R$ 22,500.00
  270 dias após a
  assinatura do
  contrato
  8. VALOR GLOBAL
  8.1 Valor global (Consultor 1: Formação em Educação em Direitos   Humanos)
  R$ 85.000,00
  8.2 Valor global (Consultor 2: Gênero, diversidade sexual e   desigualdades na educação)
  R$ 85.000,00
  9. LOCAL DE ENTREGA/REALIZAÇÃO
  9.1 Local de entrega/realização (Consultor 1: Formação em   Educação em Direitos Humanos)
  Brasília/DF
  9.2 Local de entrega/realização (Consultor 2: Gênero, diversidade   sexual e desigualdades na educação)
  Brasília/DF
  10. PRAZO DE EXECUÇÃO
  10.1 Prazo de execução (Consultor 1: Formação em Educação em   Direitos Humanos)
  Data de Início:
  Data da assinatura do contrato
  Período até:
  9 meses e 5 dias
  Data de Término:
  10/02/2015
  10.2 Prazo de execução (Consultor 2: Gênero, diversidade sexual e   desigualdades na educação)
  Data de Início:
  Data da assinatura do contrato
  Período até:
  9 meses e 5 dias
  Data de Término:
  10/02/2015
  11. NÚMERO DE VAGAS
  11.1 Número de vagas (Consultor 1: Formação em Educação em   Direitos Humanos)
  1 vaga(s)
  11.2 Número de vagas (Consultor 2: Gênero, diversidade sexual e   desigualdades na educação)
  1 vaga(s)
  Página 4 / 5
__._,_.___
                                   | Responder através da web |  | através de email | Adicionar um novo tópico | Mensagens neste tópico (1) | 
.
  __,_._,___
                
 







0 Response to "FW: [fonaids] Seleção de Consultores - gênero e diversidade sexual. Por favor, divulguem - TERMO DE REFERÊNCIA Nº 3073 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA"
Postar um comentário